Posso falar um pouquinho sobre Futebol?

14 Jan

Posso né…?! 🙂

Já comentei sobre minhas maiores paixões na Categoria “Sobre mim”, onde descrevo-as e também onde falei sobre o meu time do ♥.

Pois vim aqui agora, por que hoje ví uma matéria falando do Brasil de Pelotas, no orkut da minha irmã, que eu fiquei emocionada. Sabe quando a gente tá lendo um texto, e às vezes se arrepia? Pois é.  Por isso quis colocar este texto aqui, prá mostrar prá mais pessoas, o que é realmente um amor por um time, e não por seus títulos.

Eu ODEIO quando algum idiota (geralmente guri né, por que sãoo sempre eles que vem achacar, quando torcem pro outro time aqui de Pelotas/RS) vêem falar mal do xavante, ou dizer que o xavante não ganhou isso, ou aquilo, ou aquele outro… isso me irrita tanto! 😡

E eu sempre respondo com a mesma cara de cú prá pessoa que: – eu não sou xavante por ele ser um time forte, por ele ter muitos títulos, por ganhar vários campeonatos, nem nada disso… então não enche o saco, por que independente dele ganhar ou  perder o que quer que seja, eu vou continuar sendo xavante.

Assim, bem grossa mesmo! Que é pra ver se a pessoa se toca, e não fica encheeeendo o saco falando de futebol, ou enumerando os títulos que o meu time tem ou deixa de ter, como se fosse me mostrar que realmente não vale a pena torcer por este time, por que sinceramente, não esse o motivo que me faz torcer por ele!

Então, vou tentar parar de escrever ensandecidamente sobre isso, para poder colocar aqui a reportágem, tá?! 🙂

Não sei se para quem não  é Xavante, esse texto causará alguma comoção… mas com certeza ABSOLUTA, que for, vai ter o mesmo sentimento que eu tive ao lê-lo.

Esse texto demonstra fielmente o sentimento que os torcedores do Brasil de Pelotas nutrem pelo clube, pelo time, mesmo sem ter assim, grandes conquistas no currículo.

Especialmente nestes últimos anos em que o Brasil mergulhou em alguns episódios de profunda repercussão e sofrimento. O texto, foi enviado pela repórter Alice Bastos Neves, pelotense e xavante de carteirinha e faz parte do movimento Onda Xavante, que mobiliza torcedores do Brasil pela internet. Segue o texto, um desabafo:

“Saudações Xavantes.

Ser XAVANTE é uma grande benção. Querer ser XAVANTE e ainda ser campeão, é pedir demais. Ninguém merece tanto.

Ouvi isso neste final de semana. Achei sensacional. É o que penso. Não estou nem aí se somos campeões ou não. Sou XAVANTE, ponto.

Já cruzei o Cabo da Boa Esperança (e da ruim também) e nunca gritei “É Campeão!”. Pelo menos, não um título importante.

E não estou nem aí. Continuo Xavante igual. Feliz por sê-lo.
E depois de mim, muitos outros vieram. Inclusive meu filho, nascido e residente em Porto Alegre durante toda a sua vida.
Sabe o que ele me disse domingo depois do jogo? Não estou nem aí, o bom é ser XAVANTE.

Não é verdade que diminuímos. A cada ano que passa somos mais e melhores. No meu tempo de guri era difícil se encontrar quem fosse só Xavante. No meu bairro todos eram Xavantes (uma minoria era …, deixa para lá) e grenal. Sempre foi assim. Isto sem falar nos Flamenguistas, Fluminenses, Vascaínos, Santistas, etc …

Acho até que hoje em dia existem muito mais só Xavante que antigamente. E é até bom que não aconteça de sermos campeões. Ficaríamos insuportáveis. 🙂

Pelotense já é soberbo por natureza. Mais cheio que intestino de velho com prisão de ventre. Se for XAVANTE, então, se acha o cara. Imagina ser pelotense, XAVANTE e ainda campeão! O mundo nunca mais seria o mesmo.

Haveria uma nova era. AX e DX. Antes do XAVANTE campeão e Depois do XAVANTE campeão.
É melhor não. Deixa assim. A humanidade não está preparada.

Se a minha preocupação fosse ser campeão, eu torceria para o São Paulo, Barcelona, Inter de Milão …

O que eu gosto é de sentir a alegria na arquibancada, é o “tem que olhar, para aprender …”, ouvir os treme-terras fazendo a chamada, é ver a cara de inveja dos adversários, o cheiro da maconha, a cachaça, a excursão, a chegada no estádio, o acreditar que dá, a expectativa, a ansiedade, a angústia, os jantares da Onda Xavante,a cara dos jogadores ao saírem do vestiário e se depararem com o “BEM VINDO AO INFERNO“…

Enfim, os pequenos detalhes que nos fazem únicos, que geram emoção.

Dos outros, não tenho inveja de seus títulos, tenho pena por terem uma alma tão desnutrida de paixão, por terem sentimentos tão pobres. Somos mais raça. somos mais garra. E isso não tem título que pague.

Eu sou XAVANTE”.

Ivan Holsbach Schuster

 

Sim, é a minha mão, perceberam as turtles? =)

Lindo.

Que texto… vou mimbóra trabalhar.
 
Confesso, ainda estou arrepiada…😉
 
Resumindo: tenho muito mais certeza, sou 100% xavante, de corpo, alma e ♥.
 
Bjim gurias e gurizes
4 Respostas to “Posso falar um pouquinho sobre Futebol?”

  1. Helena 19/01/2011 às 17:36 #

    Não torço nem pro Brasil,nem pro Pelotas nem pro Farroupilha..
    o Xavante tinha um baita time era o melhor daqui d epelotas e de toda a regiao..
    melhor ate que o gremiopodre..
    mas depois do acidente o time perdeu o brilho..
    eu nao entendo absolutamente nada de futebol,mas o Milar era tudo naquele time!!
    e pensar que ja fazem 2 anos..
    eu nao conheço um torcedor xavante que nao seja fanatico pelo time..
    e achei mt bonito o que dizia:
    Se a minha preocupação fosse ser campeão, eu torceria para o São Paulo, Barcelona, Inter de Milão …

    🙂

    • tatianamachado 20/01/2011 às 08:51 #

      Primeiro comentário nos post de futebol, e ainda é mulher e de Pelotas!
      🙂
      Bem vinda Helena!
      Adorei o teu comentário. E tu é bem entendida de futebol sim, pelo menos dos times aqui da cidade.
      É, esse acidente meio que estremeceu um time inteiro, e com toda certeza, o Millar fazia sim muita diferença lá. Não sóp pelas habilidades, mas também pela garra, pela força, pelo incentivo, e a esperança que ele não perdia nem quando estavam perdendo, ele puxava não só os jogadores, mas levantava também a 3ª maior torcida da região sul inteira!
      Foi um grande nomo no Xavante, tão grande quanto a perda.
      Mas enfim, continuamos na torcida, e que torcida, para que o Xavante recupere o seu lugar! E no que depender de nós, torcedores fanáticos, como tu mesmo descreveu, ele terá isso de volta! 🙂
      Amei a visitinha… sempre que der, passa por aqui!
      bjimmm

  2. elvissss 05/09/2012 às 15:34 #

    pelo menos pintou essa M de simbolo de AZUL, é muita vontade de ser LOBA! kkkkk

    • Tatiana Machado 06/09/2012 às 01:45 #

      hahhahha fala sério né…
      tu só podia ser LOBINHO, pq nem coragem de colocar teu nome e email verdadeiros tem… isso é típico de lobinho! 😉

Aproveita a visita e deixa um comentário aí, vai!

